sábado, 16 de julho de 2011

MANDAÇAIA DO MATO GROSSO [manduri do mato grosso]

EU BEM QUE JA TENTEI,MAS AINDA NÃO CONCEGUI ,TER EM MEU MELIPONÁRIO A ABELHA MANDAÇAIA DO MATO GROSSO.

ESTE NOME POPULAR,QUE TAMBEM É CHAMADO DE MANDURI DO MATO GROSSO, E MAIS  USADO NA REGIÃO ALTA DO MATO GROSSO,ONDE AS CIDADES CRECERAM MUITO PELA CHEGADA DOS PAULISTA E  SULISTAS ,QUE FORMANDO GRANDES CIDADES PRODUTORAS DE GRÃOS, ABITARAM AS MATTAS,TRANFORMANDO EM GRANDE LAVOURAS,MUITA DERRUBADA DE ARVORES, COM SEUS  TRONCOS  QUE SERVIAN DE MORADIAS PARA AS ABELHAS,ENTRE ELAS AS MANDAÇAIAS DO MATO GROSSO.POUCO SE SALVOU,MAS OQUE SALVOU ESTA SEGURO NAS MÃO DOS MELIPONICULTORES DA REGIÃO.

EU TABEM ACHO QUE O NOME MANDAÇAIA É OS MAIS APROPRIADO,JA QUE SUA APARENCIA E TAMANHO É DE UMA MANDAÇAIA !

AS MANDURIS,EM TAMANHO BEM MENOR, SÃO TOTALMENTE DIFERENTE !

NOME POPULAR DESTA ABELHA É MELIPONA FAVOSA DE  [ORBIGNYI GUERIN]

A UNICA DIFERENÇA DA MANDAÇAIA É O SEU TORAX EM COR FERRUGEN.

AS FOTOS,SÃO OFERTA GENEROSA DE MARCO TORRES DE PORTO ALEGRE, RS

VEMOS NAS FOTOS A ENTRADA DE SUA COLMEIA,FEITA DE BARRO,COM SUAS RAIAS LONGITUDINAL,BEM CARACTERISTICA DAS MANDAÇAIAS

SEU NINHO COM A CERA MAROM MEDIAMENTE ESCURA,COMO AS  MANDAÇAIAS,SEU NINHO EM FORMATO DE DISCOS, CELULAS .POSTURA TUDO LEMBRA AS MANDAÇAIAS

E A ABELHA PROPRIAMENTE DITO COM SUA BELESA INCOMPARAVEL,E UNICA .

SEU MEL QUE É ABUNDANTE NAS COLMEIAS,NA REGIÃO DE SEU DOMINIO,DADO AO FATO DE GRANDES FLORADAS DA SUA PREFERENCIA,É DELICIOSO ,BOM PARA O CONSUMO HUMANO DESDE QUE , DEVIDAMENTE PASTEURIZADO .

É UMA ABELHA QUE TEM HÁBITOS DE IGIÊNE ,RELATIVAMENTE BOM,LEVANDO SE EM CONCIDERAÇÃO O FATO DE SER UMA ABELHA GÉO -PROPOLIZADORA E TEM O COSTUME DE,MISTURAR TERRA COM PROPOLIS , E AS VESES ATÉ ADICIONA O ESCREMENTO ANIMAL.

BEIERO

BEIERO

4 comentários:

  1. Seus textos são até interessantes, mas sua escrita é horrível, há diversos erros de português grosseiros nos seus textos, antes de publicar seus textos, peça para alguém fazer uma revisão ou escreva antes no word e faça a correção ortográfica. É só uma dica.

    ResponderExcluir
  2. nilton brisola o beiero caipira e analfá18 de agosto de 2011 06:59

    Senhor anonimo dr. em ligua portugues .aqui é blog de abelhas sem ferrão,coiza de gente caipira m,matuto e analfabeto como eu,se o doto, não pode suportar isso,vai procurar a sua turma la no blog de lingagem kkkkkk!alem de que covarde ! fala por de traz do anonimato! que é pior que ser analfabeto,continuarei a escrever como sei,mesmo com o seu encomodo. beiero

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, e essa espécie é fantástica ^^
    Sou de Mato Grosso, mais eu nunca vi essa abelha, só o meu pai e meu tio, essa abelha está em extinção aqui na minha região muitas plantações também.

    ResponderExcluir
  4. boa noite amigo,
    olha só, no seu texto que achei fantástico, vc relatou sobre fotos, mas eu não encontrei essas fotos,rrsrsr, cadê elas, eu tenho manduri do mato grosso, e até hoje essa semelhança me incomodou muito, se tiver as fotos com as diferenças visíveis, manda pra nós vermos ai, abraços e parabéns pela iniciativa!!!

    meu email é: jpzocal@hotmail.com
    no face me encontra em JUNIOR ZOCAL
    JUNIOR PAULO ZOCAL, Cáceres mt

    ResponderExcluir