sexta-feira, 25 de março de 2011

saiba como interpletar, diversas reacões das abelhas mandaçaias..

A criação de abelhas mandaçaias, é uma  atividade  muito boa e  alem  de nos dar,muito conhecimento da vida dos  incétos meliferos,nos produz  momentos de muito prazer,,meditação, conhecimento e descamço mental. alen de que no produz tambem o mel,o propolis e a cera.

Muitas são as reações das abelhas mandaçaias,uma delas é colocar bólinhas de barro,fezes de animais ou resina coloridas,como podemos ver na foto e filme,

Tudo depende da disponibilidade de material,o mais próximo posivel,devido a urgencia  deste ato de defesa a se intalar na parte externa da colmeia.

No caso da fóto e filme, elas colocaram a resina,e de varias cores.Isso aconteceu pois estando na mata e local de muita aferta de materiais vegetal, como a resina e de variedade coloridas.

Caso não tiver,este material disponivel, e perto.elas , coletam o barro, as fézes de cachoro,ou a mistura dos dois + pelo de animais.

o barro é sempre acompanhado de pelos,as fezes são bólinhas pretas e a resina pode ser só uma cor ou coloridas.

Isto sempre acontece quando: a colméia, é visitada com frequencia por algum intruso;como por exemplo.vespas,abelhas apis,lesmas,lagartixas,abelhas  sem ferrão de outra colmeia com intenção de se apoderar do local para instalar ninho,e abelhas saqueadoras ,etc.

fotos e filme colaboração de Cristiano,meliponário vale da pedra branca

beiero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário