A ABELHA CARNICEIRA,TAMBEM CHAMADA DE ABELHA CACHORO,AO CONTRARIO DE QUE MUITOS SE ENGANAM, NÃO É A FAMOSA IRAPUA OU ARAPUÁ,
MAS TRATA-SE DA ABELHA, TRIGONA-FULFIVENTRIS GUÉRIM,
UMA ABELHA QUE FAZ SEU NINHO SEMPRE NO OCO DE UMA ARVORE,COMO PODEMOS VER NAS FÓTOS ABAIXO.
TRATA-SE DE UMA ABELHA COMUM COMO AS OUTRAS,POREM MUITO BRAVA,ATACANDO AS PESSOAS E ENRROLANDO NO CABELO,BRAÇO,ENTRANDO NO OUVIDO BOCA E OLHOS. ADENTRA POR ENTRE A ROUPA E MORDE COM SUA MANDIBOLA PODEROZA.
SEU MEL , EU NÃO CONHEÇO,POREM TEM GENTE QUE ACHA UMA DELICIA.SEU NOME CARNICEIRA VEM DO FATO DE VISITAR CARCAÇAS DE ANIMAIS EM PUTREFAÇÃO,BEM COMO AS FESES DE CACHORO TAMBEM,ISSO EM FUNÇÃO DE USAR O MUCO DISPONIVEL P/ SERVIR DE DEFESA EM SUA COLMEIA,COISA QUE A MANDAÇAIA E OUTRAS TAMBEM FAZEM.
DENTRO DE SEU NINHO É TUDO NORMAL,TEM UM AGRADAVEL PERFUME DE CERA,PROPOLIS ETC.NADA A VER COM O SEU NOME.
BEIERO
vi em outros sites q a irapuã faz seu ninho em cachopas nas arvores, porem aqui em casa temos um ninho instalado no chão junto a uma arvore a abelha é toda preta e com comportamento que voce descreveu tem um tubo de entrada feito de cera será a irapuã? e seu mel é realmente tóxico?
ResponderExcluirAgUardo sua resposta e agradeço sua atenção
Atenciosamente Guilherme
alo Monica,, sertamente essa é a abelha cachoro,o mel é muito bom e pode ser consumido sem problemas,o nome cachorrfo vem de um hábito da abelha de pegar resina no excremento de animais, porem nada tem a ver com o mel, material é usado na parede da casa e as abelhas que lidam , ja passaram da fase de faser o mel , nem mesmo frequentam os favos,
Excluiruga
nilton