segunda-feira, 16 de maio de 2011

abelhas arapuá e boca de sapo

as abelhas irapua,arapuá ou até irapuã, estão presente  quase que em todo o território nacional, uma abelha que edifica seu ninho nos galhos de arvore ,fasendo uma bola ou um formato quase  oval, chega a atingir 1 metro de diametro,quando ,chega até quebrar o tronco e cair no chão, onde permanece vivendo por até 50 anos ou mais,se ninguem estragar o seu ninho.

uma abelha daninha p/ produtores de frutas citricas,como lião,laranja e tangerinas,cortando os brotos p/colher o assucar contido na ceiva doce .

seu ninho é feito de uma mistura de celulose com feses de  ruminantes como  o gado, na areaninterna um propoli duro, formado  tambem com vaias misturas de resinas ao esterco bovino.

na região central cera preta, com propolis e resinas,cheiro suave  e agradavel, muitos discos de celulas com até 40 cm de diametro,tendo em média 10 discos em ninhos grandes.mel, chega até a ser bom,mas de dificil extração,com pouca quantidade em estoque.

Boca de sapo, tambem usa uma mistura migual a irapuá, p/ contrir o seu ninho,e barro com feses de cachorro p/ faser a porta,que é muito fedida quando nova e mole, seu ninho é pequeno e poucos filhos tambem.

a boca de sapo,não gosta de ventos sul predominantes e gelados  da região serrana ,preferindo sempre lugar mais seco e quente. sua  casa[ninho] pode estar em qualquer lugar,oco de arvores,blocos de cimento,samambaias,parazitas ,bromélias,  cipó,forro de casa,lage,comieira de telhado etc.

seu mel aguado limpo e gostoso,pouca produção,quase nada.

beiero

4 comentários:

  1. O mel da abelha e contaminado por feses de animais ruminantes e feses de cachorro?

    ResponderExcluir
  2. o meldeabelhas de qualquer tipo é isento de impurezas, ja que as abelhas que trabalham com o material de construção do ninho ja não trabalham mais com a produção de mél. a distribuição de taréfas é determinada pela idade de cada abelha a medida que envelhecemuda de taréfa,

    produzir mel é tarefa das abelhas novas etc.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Vc saberia dizer quais as medidas de caixa Inpa para a Boca de Sapo? Abraço
    Fabiano

    ResponderExcluir
  4. Amigo, em meu apiário em algumas caixas abandonadas de europa, entrou uma abelha muito parecida com a arapuá em cor, tamanho e formato. A arapuá pode fazer seu ninho dentro de caixas ou se trata de outra espécie?

    ResponderExcluir